A Princesa Prometida

A Princesa Prometida

O conto de fadas é um dos gêneros literários mais antigos da humanidade. Ao longo dos vários séculos, os contos tiveram seus enredos e suportes de propagação transmutados pelas mudanças sociais e do próprio mercado literário. 

Princesas como Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela faziam parte de histórias sangrentas, que incluíam canibalismo, assassinatos e pouco lembram o romantismo e o caráter educativo de hoje.

A partir do século 17 o escritor francês Charles Perrault, um dos pioneiros em literatura infantil, passou a se dedicar a apagar os traços macabros dessas histórias de modo a deixá-las mais tragáveis para o grande público, introduzindo ao final delas a clássica moral da história. 

Os Irmãos Grimm e Hans Andersen seguiram os passos do antecessor e contribuíram para alçar os contos de cada na posição de clássicos imutáveis. Entretanto, os caminhos desse gênero não são constantes e continuam a multiplicar-se em bifurcações que moldam clássicos em todo tipo de narrativa.

Por 30 anos a versão cinematográfica  de A Princesa Prometida perpetua-se como um dos  clássicos favoritos de várias gerações. Apesar disso, o livro que originou o longa é desconhecido para muitos fãs brasileiros. Três décadas depois, a editora Intrínseca publicou no país, em 2018, uma edição de luxo, com dois textos do autor  William Goldman em comemoração aos aniversários de 25 e 30 anos da obra.

O livro conta a história de Buttercup, a mulher mais bonita do mundo. A jovem se apaixona pelo lacaio da fazenda do seus pais, Westley, a quem promete amor eterno e paciente espera, enquanto ele viaja à recém descoberta América para ganhar a vida que sonha em viver ao lado da amada. 

Ao longo da viagem que os separa Westley é dado como morto e com a promessa de jamais entregar seu coração novamente, Buttercup fica noiva do príncipe Humperdinck. Prestes a se casar, a futura rainha é sequestrada por um trio de larápios e resgatada por um misterioso mascarado. 

Recontando clássicos

Goldman subverteu o épico e construiu um universo sem as fronteiras que separam o fictício do real, mesclando acontecimentos autobiográficos nunca acontecidos e uma saga que contempla, como o próprio livro cita, esgrima, luta, veneno, amor verdadeiro, ódio, vingança, gigantes, caçadores, homens bons, homens maus, as moças mais bonitas, cobras, aranhas, criaturas de todos os tipos e formas, sofrimento, morte, homens corajosos, homens covardes, os homens mais fortes, perseguições, fugas, mentiras, verdades, paixões e milagres. 

Na primeira página não somos recebidos por um Era Uma Vez…, mas sim por um causo do autor. Ele conta que se apaixonou pela obra do escritor originário de Florin, S. Morgenstern, quando estava enfermo e mal podia sair da cama e seu pai resolveu distraí-lo com as aventuras de Buttercup e Westley. O menino, que até então não gostava de ler, se tornou um devorador de livros e mais tarde um roteirista de cinema de sucesso.

No aniversário de dez ano do filho o escritor resolveu presenteá-lo com o livro de infância, mas, contrariando as expectativas do pai, o garoto o odiou. Decepcionado, Goldman folheou as páginas de sua aventura favorita pela primeira vez, já que anteriormente ele só tinha ouvido seu pai contá-la, e percebeu que o que havia sido lhe narrado repetidamente enquanto crescia eram só as partes mais interessantes. A fim de deixar o livro mais saboroso para o filho, Goldman reeditou-o só com as coisas boas.

O tom satírico da aventura dá uma nova roupagem aos elementos clássicos, vestindo seus personagens de puro deboche. Apesar de uma narrativa completamente absurda, fechamos o livro com a sensação ambígua de que há realidade na ficção e ficção na realidade. 

*Ilustração desenvolvida por Fernanda Oliveira especialmente para o Vira-Tempo.

A Princesa Prometida

A Princesa Prometida

  • Autor: William Goldman
  • Tradução: Alice Mello
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de Publicação: 2018
  • Nº de páginas: 416

Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original — que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.

Comentários: